Voltar

Graxas

As graxas são compostos lubrificantes semissólidos constituídos por uma mistura de óleo, aditivos e agentes engrossadores chamados sabões metálicos, à base de alumínio, cálcio, sódio, lítio e bário.

Elas são utilizadas onde o uso de óleos não é recomendado.

 

 

Os principais ensaios físicos padronizados para as graxas lubrificantes são:

 

 

 

·  Consistência – Dureza relativa, resistência à penetração.

 ·  Estrutura – Tato, aparência.

 ·  Filamentação – Capacidade de formar fios ou filamentos.

 ·  Adesividade – Capacidade de aderência.

 ·  Ponto de fusão ou gotejamento – Temperatura na qual a graxa passa para o estado líquido.

Além disso, ela é utilizada em TODOS os setores do ramo industrial, seja automotivo, seja maquinário, ou qualquer outro objetivo relacionado à maquinas!

Consistência de graxas

Classe de consistência

00

 

0


1


2


3

 Penetração trabalhada (1/10 mm)

400 – 430

 

355 – 385

 

310 – 340

 

265 – 295

 

235 – 255

– Graxas Convencionais:

Graxas lubrificantes são o nome genérico e popular dado a lubrificantes pastosos compostos (semiplásticos) ou de alta viscosidade. A graxa é constituída da mistura de um líquido lubrificante (óleo mineral ou sintético), de um produto sólido ou semi-sólido (agente espessante) e aditivos, e tem como função reduzir o atrito, o desgaste, o aquecimento e proteger contra a corrosão. É o óleo que realmente lubrifica e o agente espessante é responsável pela retenção do óleo.

Graxa convencional na maioria das vezes é preta e é usada pra usos gerais ( bicicletas, carros, correntes ).

– Graxas Especiais:

Possuem um processo de produção diferenciado e levam sempre as melhores matérias-primas disponíveis. São capazes de aumentar a confiabilidade e até diminuir a periodicidade das lubrificações em equipamentos diversos. Em algumas indústrias, como a alimentícia, por exemplo, têm se tornado ainda mais procuradas por garantirem qualidade indiscutível.

Um ponto importante que deve ser considerado na hora de optar por uma graxa especial é seu custo. Apesar de parecer mais alto se comparado aos das graxas normais, proporciona maior economia, já que é preciso uma menor quantidade para garantir excelentes resultados.

 

Graxas Especiais são mais utilizadas para USOS ESPECÍFICOS, ou seja, para altas temperaturas, resistência à água, etc.